Casa      TRATAMENTOS      KINESIO TAPING

Kinesio Taping - Bandagem Terapêutica

A Kinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Essa técnica foi inventada por um quiropraxista, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão, utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Por apresentar a propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum.

O tratamento A Kinesio taping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento. Esta técnica pode ser amplamente explorada nas diversas populações que vão desde a pediatria a geriatria, devido sua segurança. 



Apresenta excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas. Essa bandagem é aplicada de acordo com as necessidades do paciente, após uma criteriosa avaliação, auxiliando ao retorno do equilíbrio corporal.

Mecanismos de correção:

* Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada

* Melhorar a circulação sanguínea e linfática

* Diminuir a dor

* Reposicionar as articulações subluxadas, aliviando a tensão dos músculos anormais

* Aumento da propriocepção através da excitação dos mecanorreceptores

Segundo Kase (2003), criador da técnica estas informações produzem vários efeitos, tais como: Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante a contração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sangüíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos, aumento da propriocepção. O sucesso desta técnica esta associada as particularidades da fita de bandagem. Possui características elásticas (40-60% próximo do tecido muscular), expande-se apenas em 1 sentido, longitudinalmente. Característica delgada (espessura e peso similares a pele), porosa (permitindo as trocas gasosas), confeccionada em algodão (alta tolerabilidade da pele). Possui uma cola sensível ao calor e não possui princípios ativos (medicamentos); Não tem função de imobilização; Hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias.

A Kinesio Taping pode ser utilizada em diversas áreas na reabilitação e vem sendo utilizada com sucesso nas áreas esportiva, traumato-ortopédica, estética, neurologica; pediatria, reumatologia e outras. Existem ainda trabalhos sobre aplicação desta técnica em animais descartando a teoria do efeito psicológico do processo

Principais Objetivos da aplicação:

- Ativação do sistema sanguíneo e linfático.

- Reduzir a dor e a sensação de desconforto.

- Eliminar a congestão dos fluídos corporais (Edema).

- Suporte aos músculos, ligamentos e tendões durante a reabilitação ou prática de atividades desportivas.

- Evitar estiramentos e reduzir desgaste para proteger músculos enfraquecidos.

- Diminuir rigidez e contração excessiva da musculatura.

- Corrigir problemas articulares.

- Minimizar o risco de lesões.

- Evitar contusões.

- Melhorar a desempenho esportivo.




Carolina Bevilacqua; Todos os direitos reservados                                                              
11 - 9 9876 - 6094
Carolina Bevilacqua - Kama Prem
Terapêuta Naturopata - Acupunturista   Cursos - Palestras - Atendimentos                             

Desenvolvido por:

www.agenciawoo.com.br